Comissão volta às aulas ouviu a presidente da APEOESP

As dificuldades da volta às aulas na rede estadual foram pontuadas pela representante do sindicato
Comissão volta às aulas ouviu a presidente da APEOESP

Por: Silvia Morais - Fotos: Aline Pereira

Na tarde desta sexta-feira, 26 de fevereiro, a Comissão Especial de Estudos com a finalidade de estudar e acompanhar o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino durante a pandemia do Covid-19, realizou reunião em formato híbrido em cumprimento de protocolos no combate ao Covid-19, cumprindo o cronograma definido anteriormente.

Foi ouvida pelos membros da comissão a presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) e deputada estadual professora Bebel, expondo a situação das escolas estaduais na volta às aulas.

A presidente da CEE, Duda Hidalgo (PT), justificou a ausência do segundo convidado, João Alberto de Andrade Veloso, representante da Associação dos Proprietários de Escolas Particulares, não pode comparecer por motivo de saúde e foi reagendado para o dia 12 de abril a participação de representante da associação.

Entre os inúmeros problemas enfrentados por professores, funcionários e estudantes da rede estadual, Bebel listou a falta de estrutura das escolas, falta de material de proteção, como máscaras com boa qualidade para alunos, salas de aula com excesso de alunos e sem ventilação natural, e o formato híbrido que acaba por proporcionar uma jornada dupla para professores sem o retorno esperado dos alunos.

Também foi exposto que mais de 1.000 salas de aula no estado não tem condições de serem usadas por serem salas improvisadas.

A testagem em massa e vacinação dos professores seria o primeiro passo para uma volta às aulas com segurança, visto que até o momento já foram confirmados 1.170 casos de Covid ente professores e funcionários de 601 escolas, e 21 óbitos. A estimativa segundo Bebel é que este quadro aumente muito.

Quando questionada sobre o que foi prometido pela Secretaria Estadual da Educação e o que realmente foi cumprido, a representante da APEOESP declarou que o plano de volta às aulas é um divulgado pelo secretário, mas a realidade é outra.

Além da presidente Duda Hidalgo, participaram da reunião os membros André Rodini (NOVO), França (PSB) e Ramon Todas as Vozes (Psol). A vereadora Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) não participou em razão de uma cirurgia, mas enviou representante.